História

Home História

História

Escola Técnica de Comércio de Orlândia


 

anglo-1943

Antes de se tornar o Centro Educacional de Orlândia o atual prédio abrigava a ESCOLA TÉCNICA DE COMÉRCIO DE ORLÂNDIA, que foi fundada em 15 de março de 1943 e oferecia os cursos do Ensino Básico (Propedêutico) hoje, Ensino Fundamental e o de Técnico em Contabilidade.

Inicialmente, essa escola funcionava junto ao prédio do Liceu Municipal de Orlândia. Era uma escola particular e adotava o sistema de internato. Essa instituição tinha como diretor o professor Geraldo Rodrigues.

Em 1948, o Liceu deixou de pertencer à iniciativa privada e passou a ser de competência do Estado de São Paulo. Recebeu então, o nome de Instituto Estadual de Educação de Orlândia, atual Escola Estadual Oswaldo Ribeiro Junqueira.

Devido a essa mudança de jurisdição, em 1952 a Escola Técnica de Comércio de Orlândia, que continuou a pertencer à rede privada, foi transferida para a Rua Quatro, nº 241, prédio onde hoje funciona uma das unidades do Centro Educacional de Orlândia. O senhor CLÁUDIO JARRETA, patrono do Centro Educacional de Orlândia era um dos proprietários dessa escola.

Em 1976, com a abertura de escolas estaduais gratuitas foi cancelado o curso do Ensino Básico (Propedêutico). A partir desse ano, a escola manteve somente o curso de Técnico de Contabilidade que funcionou até 1996.

Em seus 53 anos de funcionamento, a ESCOLA TÉCNICA DE COMÉRCIO DE ORLÂNDIA foi uma instituição de grande valor para nosso município e cidades vizinhas. Além de representar uma das poucas opções de avanço nos estudos para grande parte da população orlandina, é fato que, a maior parte dos contadores da cidade e redondezas foi formada por essa instituição de ensino.

A primeira turma de formandos terminou o curso em 1945. A placa de formatura é conservada pela escola CENTRO EDUCACIONAL DE ORLÂNDIA como relíquia de sua história. Nessa instituição de ensino figuraram pessoas ilustres de nossa cidade, tanto no corpo docente como no corpo discente. Muitas são lembradas até hoje porque se destacaram nas mais diversas áreas.

A família Jarreta, por parte do professor Cláudio Jarreta, deu prosseguimento ao empreendimento educacional, ampliando-o e até hoje, continua oferecendo serviços educacionais, na cidade de Orlândia.

O Centro Educacional de Orlândia foi fundado em 02 de fevereiro de 1992 e mantinha somente o curso Colegial, hoje chamado de Ensino Médio. Em 1994 criou-se o curso do Magistério, depois chamado de Curso Normal, que funcionava no período noturno. O curso do Ensino Fundamental II (5ª a 8ª série, hoje 6º ao 9º ano) surgiu em1998 e o “Anglinho” – Ensino Fundamental I – 1ª a 4ª, hoje 1º ao 5º ano, veio logo em seguida, no ano 2000. Porém, esse último curso se estabeleceu em outro prédio, na Avenida Três, 874, Centro. Dois anos mais tarde – 2002 – criou-se também o curso de Educação Infantil, que a princípio funcionava no mesmo prédio do Ensino Fundamental I e contava apenas com duas salas: Nível I e Nível II (pré-escola). No ano seguinte, 2003 foi necessário expandir, assim continuou até 2005, quando a Educação Infantil já tinha prédio próprio, ao lado do Ensino Fundamental I. Atualmente a escola conta com três unidades, sendo a última criada para atender as crianças de um a três anos de idade, ou seja, a primeira fase da Educação Infantil.

 Gilmar Nélson Gouveia Jarreta e sua esposa, Ivana Teixeira Delagostini Jarreta, mantêm o Centro Educacional de Orlândia, que oferece os cursos de Educação infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em três unidades. A unidade I permanece no prédio da Rua Quatro, 241, antiga ESCOLA TÉCNICA DE COMÉRCIO DE ORLÂNDIA. O prédio passou por grandes reformas, mas quem nele adentra ainda consegue sentir a seriedade, bem como a cordialidade e compromisso com a boa formação educacional.

 

Histórico fotográfico

Ensino Fundamental I e Educação Infantil em construção – 1998/1999


 

 

Unidade I – Ensino Fundamental II e Ensino Médio – 2000


 

 

 Avenida Três, 874/868 – Ensino Fundamental I e Educação Infantil – 2002


 

 

Educação infantil – 2005


 

 

2008


 

 

Ensino fundamental I – 2013


 

 

Educação infantil – 2014 – Novo endereço (Rua Quatro, 536 – Centro)


 

 

Unidade I – Ensino Fundamental II e Ensino Médio – 2014


 

 

Equipe e rotina escolar da Educação Infantil em 2014