Gincana CEO Anglo 2016

Home

Gincana CEO Anglo 2016


O currículo de excelência da escola baseia-se no princípio de possibilitar aos alunos a transposição dos valores explicitados no projeto escolar para que se tornem um aprendizado por toda a vida.

A atividade GINCANA CEO anglo insere-se nessa proposta de trabalho, que busca uma maior integração das áreas do conhecimento com o social e familiar.

A Gincana desenvolve-se durante todo o ano e integra todas as idades, bem como professores, ex-alunos e familiares.

Todos os alunos – do Ensino Fundamental ao Ensino Médio – são divididos em quatro bandeiras: azul, amarela, verde e vermelha. Portanto, cada equipe se compõe de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I ao 3º ano do Ensino Médio e eles precisam se relacionar para juntos estruturarem as provas e apresentações. Os pais e professores participam e vence sempre a equipe mais integrada.

As provas acontecem durante as comemorações da Festa Junina, nos jogos esportivos programados e concentra-se no dia de encerramento durante o período da manhã e tarde.

A equipe vencedora recebe um troféu e de 1,0 a 2,0 pontos na média do bimestre. As outras equipes recebem 0,5 pontos de participação.

O objetivo principal desse projeto é o desenvolvimento e valorização das atividades / habilidadessociais e extraclasses; integração de todos os alunos da escola com professores e familiares. Num plano secundário busca-se:

– desenvolver a desenvoltura para apresentações em público;

– valorizar as habilidades pessoais não identificadas em sala de aula;

– valorizar a criatividade e iniciativas diante dos desafios;

– desenvolver lideranças e incentivar o cuidado, a solidariedade com as crianças menores;

– incentivar atitudes de colaboração e do trabalho em grupo.

A GINCANA CEO anglo inicia-se no mês de março quando acontece a divisão das equipes em quatro bandeiras: AZUL, AMARELA, VERMELHA E VERDE. Os alunos de cada sala se dividem em grupos e esses grupos são sorteados e alocados em cada bandeira. O terceiro ano desse segmento, por ser a turma de formandos, escolhe a cor de suas equipes. O sorteio é feito pela Coordenação Pedagógica do Ensino Médio e os representantes de sala acompanham a ação.

Após o sorteio anuncia-se no quadro da escola a lista com os componentes de cada bandeira para que todos possam se reconhecer e iniciar os preparativos para as provas.

As primeiras provas serão apresentadas no mês de abril ou início de maio e referem-se à Festa Junina ou Caipiranglo. As equipes são desafiadas a se organizarem e apresentarem números de dança características do tema, ornamentação e organização do salão e provas relacionadas.

As turmas de formandos, 5º ano, 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano Ensino Médio, recebem barracas para comercializarem comidas típicas juninas e angariarem fundos para as festividades de formatura, no final do ano.

Em agosto acontecem os jogos esportivos. Todos são realizados na quadra da Unidade II e são realizados aos sábados para contar com a presença dos pais e professores.

Os jogos são realizados na categoria infantil e juvenil, feminino e masculino e as modalidades contempladas são: futebol de salão, vôlei e handbool.

A avaliação da atividade se fundamenta nos objetivos propostos. O objetivo maior é promover o trabalho em grupo, a cidadania, a aplicação do conhecimento formal e alargar os vínculos entre família e escola.

Em todos os anos essa avaliação é sempre muito positiva, pois os objetivos são alcançados com bastante êxito.

Os alunos participantes da equipe vencedora recebem um troféu e 1,5 pontos na média do 3º ou 4º bimestres. Os participantes das outras equipes recebem um acréscimo de 0,5 pontos na média do 3º ou 4º bimestres.

No ano de 2016 aconteceu a XXIII GINCANA CEO-ANGLO.